EVANGELISMO COM PROPÓSITOS

Leitura: “…e o que ganha almas sábio é”. (Provérbios 11:30b)

Começo com uma pergunta para nossa breve meditação: “Como um ganhador de almas pode ter êxito em sua missão de ganhar almas para o Reino?” Além de entusiasmo e muita disposição, é claro, torna-se necessário o uso de algumas ferramentas. Afinal, toda atividade, seja secular ou espiritual exige preparo especializado. Assim, listei cinco ferramentas importantes para o sucesso desta lida:
1- Experiência pessoal: em primeiro lugar, aquele que busca as almas deve, ele mesmo, possuir uma experiência única e genuína de salvação. Deve estar preparado caso seja atingido com perguntas do tipo: “Aceito Jesus para modificar a minha vida, se você me contar o que ele modificou na sua!”.(Atos 8. 25-40)

2- Vida cristã: em segundo lugar, a cristã do obreiro deve ser libidada, acima de qualquer suspeita. Todos os conselhos, pregação, estudos bíblicos será em vão, se o ouvinte desconfiar que quem o faz é um hipócrita. Quem tiver comportamento duvidoso, não deve se envolver no evangelismo, seja pessoal ou em equipe. A presença de pessoa de caráter duvidoso torna-se pedra de tropeço para o sucesso da empreitada. (Atos 19. 13-16)

3- Conhecimento: em terceiro lugar, deve-se ter, pelo menos, um conhecimento básico da fé, isto é, saber o que anuncia, saber no que crê e, sabiamente, porque crê. Deve passar um tempo debruçado sobre as Escrituras, descobrir suas doutrinas básicas, como por exemplo: a doutrina de Deus, a queda do homem, a salvação, Santa Ceia do Senhor, etc. Tais dúvidas geralmente permeiam o universo daquele que está sendo evangelizado. Estudem com afinco as Escrituras! Vale a pena! (Jo 5.39)

4- Determinação: em quarto lugar, o obreiro envolvido neste ministério deve ter muita determinação em saquear o inferno, em tirar almas das garras do inimigo. Se a atitude do obreiro for ganha louvor dos homens, aplausos dos membros da igreja; então seu labor não terá frutos permanentes. Deve-se ter um profundo amor pelas almas e estar pronto pra aquela pessoa que rejeitar a mensagem da salvação por inúmeras vezes. Antes de mostrar qualquer interesse, a rejeição pode ocorrer por um longo tempo, testando a determinação do ganhador de almas. Paulo testifica do fato de que é o amor de Cristo que nos constrange a sermos determinados e assim insistir com os homens para aceitarem o Evangelho (2Co 5.14).

5- Oração: Tudo começa na oração e tudo termina também. Assim, o ganhador de almas deve reservar sempre um período para orar, falar com o Pai em particular. O ganhador de almas deve aprender: nossa batalha não é carnal (Ef 6.12). Só pode ser vencida pela ação do Espírito Santo, pois se trata de uma guerra espiritual. Pois nosso Senhor Jesus Cristo deixou bem claro: “mas, receberei poder do Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.(Atos 1.8). Em perfeita comunhão com o Pai, ele orientará o ganhador de almas a ir à pessoa certa, sedenta do poder transformador do Evangelho, como fez com Felipe, que testemunhou ao Eunuco.Atos 8.29

Finalizando e dando os parabéns à equipe evangelizadora da nossa IEVP saliento:
• Não se espantem: talvez o tralho atual de vocês seja o de plantar – os resultados surgirão no futuro.(Gálatas 6.9)
• Podemos aprender com nossos erros: não fique abatido e nem pense em desistir caso perdeu uma boa oportunidade de evangelizar, Até o apostolo Paulo errou em suas decisões missionárias, conforme aprendemos no caso com Marcos Paulo, terminando assim: ”Pois me é útil para o ministério (2Tm 4.11).
• Faço então então, menção das palavras do apóstolo dos gentios, Paulo: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2Tm 1.17). Então, estão prontos, meus irmãos? Assim sendo, sintam-se saindo em campo, um a um, apertando as sagradas mãos do Mestre, enquanto ele profere estas palavras a cada um de vocês, um a um… ”Portanto IDE, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28.19-20)

Pb. Tadeu
20/outubro/2018